sexta-feira, 12 de dezembro de 2014




VOCÊ TEM MEDO DO “BRANCO” NA HORA DE ESCREVER? (Parte 1)
Você não consegue ter ideias na hora de escrever? Acha que vai dar um branco? Tem medo do que as pessoas vão falar? Tem receio de não conseguir desenvolver um tema em uma reunião? Pergunta-se: e se eu tiver muitos erros??? Vão me corrigir em VERMELHO!!!!!!!

Mas hoje você ficará sabendo como vencer essas barreiras.
O que pode ter causado esses medos foi ausência de estímulos por parte dos pais e professores (principalmente desses, pois a maioria dos professores cobra, por meio de provas, a leitura extraclasse).
Ou mesmo você não sabe por que não gosta de ler ou por que não gosta de escrever.
Na minha trajetória como educadora, observei que a escola se preocupa muito mais com o princípio da realidade do que com o princípio do prazer, pois dominada pelos critérios de utilidade e produção e inserida em uma sociedade consumista, ela quer ir direto ao assunto: há uma pressa incrível para tudo. E a educação não foge dessa regra, ela é tão apegada ao princípio da realidade que torna tudo muito difícil para os alunos: “Escola foi feita para aprender e não para brincar”. Há tantas críticas que surgem certos trocadilhos quando se fala em cartilhas de alfabetização: “Caminho Suado”, em vez de Caminho Suave; “No reino da tristeza” em vez de No reino da alegria etc. Concebe-se a aprendizagem e o ensino unicamente como fontes de desprazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário